segunda-feira, 23 de março de 2015

Glock, confiabilidade e simplicidade.

Glock é uma empresa austríaca fabricante de armas e materiais de cutelaria.
É preferida por policiais por sua confiabilidade, simplicidade, discretabilidade e pronto-emprego. Por isso, possui grande aceitação entre forças paramilitares e policiais no mundo. No Brasil há apenas 3 modelos para o uso civil, os modelos G25, G28 e G42, todos com o calibre 380 Auto. Os modelos 9mm (exceto a G18) e .40 S&W são de uso exclusivo das forças armadas e policiais, sendo o 9mm apenas para e da Polícia Federal e forças armadas.

Obs.: No Brasil os calibres de armas, em suma, são definidos como permitidos e restritos. Sendo essa restrição ligada a prerrogativa de sua aquisição. Além dos profissionais ligados diretamente ou indiretamente a segurança pública (Policiais, Juízes, Promotores, Forças Armadas) os Atiradores, Colecionadores e Caçadores regulamentados pelo R-105 também podem adquirir armas em calibres restritos. Devendo observar a legislação vigente e específica.
Arma tática tipo pistola, leve, segura e com boa precisão, fabricada parte em polímero (frame), parte em aço carbono com acabamento teniferizado (cano ferrolho e outras peças pequenas). O acabamento teniferizado apresenta-se mais resistente à corrosão do que o aço inox.

Há o modelo G18, no calibre 9mm, com seletor de tiro, que pode funcionar no regime semi-automático e automático, sendo que neste, a velocidade teórica chega aos impressionantes 1200 tiros por minuto. Geralmente utiliza o carregador com capacidade para 32 munições, aumentando o poder de fogo desta arma.

As pistolas Glock utilizam uma ação do tipo safe action (ação segura), patenteado pela Glock Gmbh, que se caracteriza por um conjunto de 3 travas automaticamente liberadas quando do acionamento do gatilho, permitindo, assim, o disparo. Não se trata nem de ação simples, tampouco de ação dupla. É um sistema próprio da Glock baseado nos sistemas de percussor pré-engatilhado.

Essa pistola não possui travas externas, sendo esse um dos motivos pelos quais pessoas que não conhecem essa arma a considerem como não segura.

A primeira trava encontra-se no próprio gatilho. trata-se de uma lingueta que só permite o curso do gatilho quando este é pressionado pelo dedo do atirador no momento do tiro. A segunda trava é a do percutor (firepin). O percutor só é liberado após o acionamento do gatilho, permitindo, assim, o disparo. A terceira trava evita o disparo acidental por queda do armamento. Ao contrário do que muitos pensam, a Glock, quando está com munição na câmara, não está "engatilhada". O acionamento do gatilho termina de empurrar o percutor para trás, armando o mecanismo, que só é liberado no final do curso do gatilho. Assim, a Glock, mesmo com munição na câmara, não pode efetuar disparos acidentais, pois o mecanismo de disparo só é "engatilhado", no final do curso do gatilho. Por isso a Glock é considerada uma das armas mais seguras e mais indicadas para o uso policial.

Armamento padrão do exército austríaco, também usado pelo FBI, GIGN, US Navy Seals e hoje pela Polícia Federal do Brasil.

Em 1980, a pistola Glock foi desenvolvida pelo engenheiro Gaston Glock. Conhecida em todo o mundo como "pistola de plástico", recebeu esse nome devido ao grande número de peças feitas em material sintético especial de grande densidade. A construção da Glock é considerada simples e moderna. Como acessório opcional, a Glock pode fornecer carregadores adicionais.

Atualmente existem outros modelos nos calibres .380 Auto (G42) e .45 Auto (G41, além de gerações como Gen3 e Gen4.


Assista ao vídeo abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário